Bota Sete Léguas

As orientações de praxe para sapato de cozinha são: solado anti-derrapante, cobertura fechada, preferencialmente impermeável e rígida, evitando tênis. Sapatos e botas são bem-vindos. No Babel, o uniforme padrão da brigada de cozinha traz no “pisante” as tradicionais botas Sete Léguas.

Crocs comum

Pessoalmente, nesse quesito, estou evoluindo. Cozinhava regularmente com tênis, sapato ou sapatênis, em parte porque me desdobro circulando tanto pela cozinha quanto pelo salão de atendimento.

De uns anos pra cá resolvi aderir às Crocs comuns para cozinhar devido às suas características anti-aderentes. Esse é seu único apelo pois, convenhamos, os bichinhos são feios de doer! Além do mais, não são apropriados por terem cobertura furada, o que não protege contra acidentes de algo que venha a ser derramado.

Crocs profissional

Na virada do ano finalmente encontrei a Crocs profissional de cozinha, que tem solado reforçado e cobertura fechada. Com grande alegria a comprei e incorporei à minha indumentária de trabalho.

Sapato profissional de cozinha

Seu desenho deriva dos  tradicionais tamancos de cozinha, feitos geralmente de couro e, eventualmente, com biqueira de ferro/aço. Sempre imaginei que isso fosse para proteger contra a queda de uma faca, o que considerava um exagero.

Ontem estava eu, displicente na cozinha do Babel, usando uma Crocs comum. Me dirigi ao freezer pra pegar um ingrediente, em cujo balde veio colado outro pote de caldo congelado. Tal qual o teorema que diz que uma fatia de pão com manteiga sempre cai com a parte amanteigada virada para o chão, vou formular outro: quando algo sólido vai cair e causar um acidente, ele nunca cairá “chapado” ou de lado, e sim “de ponta”.

Na hora que ergui o balde um sólido, duro e pesado paralelepípedo de caldo descolou de seu fundo e caiu no meu pé, mais precisamente em cima do meu dedão. Como se a Crocs fosse de papel, a proteção conferida foi mínima, e o dedo foi esmagado. Havia tempos que não sentia dor tão grande.

Ao meu urro de dor, imediatamente os cozinheiros foram discretamente se afastando, sob temor de ver minha ira descontrolada canalizar-se sobre um deles, “pagando  o pato” por algo que não fizeram.

Agora, menu novo objeto de desejo é um sapato profissional de cozinha com solado de borracha anti-derrapante e – PRINCIPALMENTE, biqueira de aço!!!

About these ads