GUARANÁJESUSOk, você QUASE acertou quando pensou que este post era a respeito do Guaraná Jesus. QUASE, pois não vamos falar SÓ dele.

Quem já viu esse refrigerante maranhense com certeza nunca mais vai se esquecer. Ele é de coloração pink berrante e, apesar de batizado como um guaraná, são dois de seus ingredientes sobressaem no sabor: cravo e canela.

Criado em 1920 por um farmacêutico, não há refrigerante que chegue perto de sua vendagem no Maranhão, o que levou a Coca-Cola a adquirir os direitos de distribuição para evitar que tal sucesso ultrapassasse as fronteiras do estado.

IRNBRUDa Escócia vem o IRN-BRU, produzida há mais de um século e que disputa cabeça-a-cabeça a liderança de mercado com as grandes marcas globais (Coca-Cola e Pepsi).

Como definir o gosto de uma bebida que combina 32 sabores e tem a fórmula tão secreta quanto a do Guaraná Antárctica? Segundo o site da empresa, é o próprio diretor que, pessoalmente e em total segredo, que prepara o xarope básico. Dizem que o sabor lembra gengibre.

CALPICOLá da terra do sol nascente vem um refrigerante que lembra um misto de iogurte com toque cítrico, ou um Yakult gaseificado – o Calpico. De fato, em sua anunciada composição entram leite e lactobacilos. Existem variações saborizadas, até uma (pasmem!) de Aloe Vera, isto é, babosa! Acho que podem ser encontradas nos mercadinhos do bairro da Liberdade.

PEPSIWHITEAinda no Japão, talvez para concorrer com o Calpico, foi lançada a Pepsi White. Anunciada como uma Pepsi com sabor de iogurte, dizem que não se parece nem com um e nem com o outro, lembrando mais menta com anis.

PEPSISHISOContinuando por aquelas bandas, e falando da mesma empresa, existe a Pepsi Shiso. Shiso é uma folha muito utilizada para temperar pratos como sushi e sashimi. Não sei o sabor, mas eu pessoalmente adorei essa coloração verde-radioativa.

NEEDSO Needs é uma bebida que vem em 3 variações: normal, blueberry e yuzu (uma fruta cítrica japonesa). Anunciada com um sabor semelhante a iogurte, ela tem um retro-gosto evidente de queijo!

Os orientais não têm tradicionalmente o costume de consumir queijos, o que é tratado pelo fabricante da seguinte forma: “Nós queremos que os consumidores se familiarizem mais com queijo, portanto nós fizemos uma versão líquida para facilitar. O Needs serve também como um molho para salada.” HEIN?!?!?!

SARSIO Sarsae é uma bebida com sabor salsaparilha vendida na Austrália, Filipinas e sudeste asiático. Quando estive em Taiwan, eu mesmo já tomei um refrigerante com esse sabor: é re-mé-diooooo!

Mas o campeão dos campeões, líder isolado de esquisitice, vem dos Estados Unidos. Embalado originalmente em garrafas long-neck, tal como as cervejas, a Jones Soda tem vários sabores tradicionais, site moderninho e rótulos personalizáveis.

Até aí não há nada bizarro, porém, em algumas datas festivas, existem as “edições especiais”. Para o Dia de Ação de Graças eles tradicionalmente lançam um kit comemorativo, incluindo o esdrúxulo sabor Turkey & Gravy!!!

JONESSODA

Responda, então:

Anúncios