Certa vez um casal de amigos/clientes/pupilos viajou para os Estados Unidos e voltou maravilhada com um prato da cozinha da Louisiana – o gumbo. Relatada a viagem, juraram que iam me preparar a receita, promessa que foi paga neste último final de semana.

Foto meramente ilustrativa tirada na net.

O gumbo é uma receita da cozinha creola do sul norte-americano, podendo ser apresentado tanto como um cozido quanto como uma sopa. Alguns de seus elementos mais característicos são um roux quase queimado e o quiabo. Outros ingredientes de uma receita típica são um ou mais variedades de carnes de ave, de frutos-do-mar, e de porco defumado.

O prato nos foi servido da forma tradicional, cobrindo afogando uma porção de arroz branco. Os cozinheiros fizeram uma pequena concessão aos convidados e maneiraram num ingrediente clássico das cozinhas de influência afro: a pimeeeeenta! Para remediar, disponibilizaram à mesa um buffet de 7 tipos de pimentas (uma caseira, três brasileiras, e três variedades de Tabasco, inclusive uma Chipotle que eu ainda não conhecia).

Num jantar com prato principal da terra do Tio Sam, a trilha sonora, os belisquetes e a sobremesa seguiram o mesmo tema.

Apesar de não ser fã de nozes, a pecan pie estava espetacular, como tive oportunidade de conferir… e REconferir!

Na harmonização da noite predominaram os vinhos, porém a estrela foi uma bebida que eu não tinha contato há uns 4~5 anos: o Ice Wine!

Noite agradabilíssima. Não tem preço!

Anúncios