Recentemente fui incorporado às fileiras de uma confraria gastronômica exclusivamente masculina (como já foi falado em post anterior). As reuniões mensais chegam a juntar grupos de quase 20 pessoas, mas a da última 5ª feira teve um dos menores quóruns: 9 convivas. Aproveitei e anunciei que levaria a tira-colo um padrinho que mora no Japão e estava de férias no Brasil. Todos esperavam um clone meu (ou do Jackie Chan, ou do Jaspion, ou de qualquer outro de olhos puxados), e ficaram surpresos ao se depararem com um galego alto e gauchesco.

Pra beliscar, enquanto os trabalhos de cozinha eram executados, fiz uns tomatinhos basilicatos. Simples e saboroso, segue a receita:

INGREDIENTES

1 bandeija de tomates-cerejas; 5 dentes de alhos laminados; 2 c.s. de cebola picada; 1 xícara de azeite; ½ xícara de folhas de manjericão; sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

Leve o azeite ao fogo. Doure inicialmente o alho e, depois, a cebola. Despeje os tomates e, quando as peles já estiverem “estourado”, abaixe o fogo. Junte o manjericão, acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar mais alguns minutos para o suco do tomate sair. Sirva com pão baguete.

A entrada foi executada pelo Rodrigo Piana: tempurá de camarões com um ótimo tartare (levemente picante) de manga.

Para os 9 comensais foram desossadas 12 codornas (à exceção das asinhas e da parte de baixo das coxas), recheadas com fígado de galinha e assados com um delicioso molho à base de vinho tinto, shoyu e melado de cana. O resultado foi esse maravilhoso tom dourado.

O acompanhamento foi o couscous marroquino da receita a seguir.

INGREDIENTES (8 porções)

1 caixa de couscous marroquino (500 gr); 600 ml de caldo de legumes; 1 c.s. de curry amarelo; 1 c.s. de alho picado; ½ xícara de cebola picada; 1 xícara de azeitona fatiada; 1 xícara de tomates-cereja cortados em quartos; sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Dilua o curry no caldo de legumes fervente e use para hidratar o couscous. Deixe abafar por 15 minutos e depois quebre os grumos. Numa grande frigideira doure o alho e a cebola. Junte a azeitona, o tomate e o couscous. Acerte o sal e a pimenta, regando ao final com bastante azeite.

Anúncios