Conheci Frederico Martini por ocasião do festival BH Bom de Mesa do ano passado. É um apreciador da Boa Lembrança e atua na área de transporte e logística, mas está envolvido em um projeto bem diferente da qual fui convidado a tomar parte: um livro de gastronomia para crianças de 5 a 10 anos e pessoas especiais.

Enviei três receitas (que não necessariamente serão aprovadas e publicadas), e para não perder o trabalho, irei publicá-las ao longo desta semana, começando pela sobremesa:

– Cheesecake Romeu & Julieta –

INGREDIENTES (6 porções)

100 gr de biscoito de maizena; 25 gr de manteiga sem sal; 250 gr de ricota; 400 ml de leite condensado; 400 ml de creme de leite; 1 envelope de gelatina em pó sem sabor; 100 ml de leite; 180 gr de goiabada cremosa

MODO DE PREPARO

[para os adultos ou sob sua supervisão] Derreter a manteiga. Processar o biscoito até virar uma farofa.

[para as crianças] Misture a manteiga derretida com a farofa de biscoito até ficar uniforme. Forre o fundo de uma assadeira de aro removível de 20 cm.

[para os adultos ou sob sua supervisão] Leve a assadeira ao forno em 180ºC por 5 minutos para a base firmar ligeiramente. Despeje metade do leite sobre a gelatina e deixe hidratar por um minuto. Junte o restante do leite e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Bata com um fouet para dissolver e uniformizar.

[para as crianças] Misture a gelatina, o creme de leite e o leite condensado. Quebre a ricota completamente com um garfo e incorpore à mistura. Despeje esse creme de queijo sobre a base de biscoito e leve à geladeira por 3 horas ou até que esteja firme. Cubra com a goiabada cremosa e sirva.

*Caso não encontre goibada cremosa pode-se optar por goiabada em barra (evite usar a cascão) e derretê-la ao fogo diluindo/afinando com água ou suco de fruta. Também pode-se optar por geléia de uma outra fruta.

Anúncios