A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Trade Turístico, está promovendo uma ação na qual 2010 ganhou um tema: é o Ano da Gastronomia no Recife. A realização é da Fundação Gilberto Freyre e da Abrasel-PE. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado e também envolve bares, restaurantes, promotores de eventos e universidades de turismo, gastronomia e hotelaria.

Uma das ações acontece a partir desta semana – é o Recife DÁgosto. Nas próximas 4 semanas deste mês de agosto, um chef de cada região do país está agendado para visitar a cidade, conhecer um pouco de sua cultura, dar palestra numa facudade local de gastronomia, e preparar um jantar com a ajuda de alunos dessa mesma faculdade.

Os convidados são Jaime Barcelos (no alto à esquerta, do Sul), Fábio Sicília (no alto à  direita, do Norte), eu (pelo Centro-Oeste) e Zoroastro Passos (embaixo à direita, pelo Sudeste).

Os jantares acontecerão no tradicional restaurante Leite, e a idéia é que os cardápios sejam criados com base nos ingredientes que os chefs encontrarem nas visitas aos mercados públicos locais, adequando à suas respectivas linhas culinárias.

Como sentido inverso desse intercâmbio, cada um dos convidados levará o prato criado para casa, deixando-o por um período no cardápio de seu próprio restaurante.

A mim coube palestra no dia 16 de agosto no SENAC recifense e jantar na 3ª feira, dia 17.

Anúncios