Tags

Semana passada aconteceu a 22ª edição do Congresso Nacional da Abrasel. Há alguns anos foi decidido que tal evento sempre aconteceria na capital do país, e mais uma vez ela foi sediada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O último evento da programação,a fechar o Congresso com chave de ouro, foi um desdobramento do festival gastronômico Brasil Sabor 2010, quando o público teve oportunidade de inscrever receitas para uma disputa – o concurso “Minha Receita Favorita: Essa eu faço em casa“.

Os participantes (chefs e respectivos autores das receitas) da disputa final.

Montagem do prado de Dudu Camargo.

Além da receita propriamente dita, cada um deveria indicar um chef de cozinha para representá-lo e cozinhar na Arena Gastronômica montada para o evento. De um montante inicial de mais de 300 receitas, o funil levou à disputa final apenas 7 receitas representadas por profissionais dos restaurantes Dudu Camargo, Fortunata, Vila Borghese, Ilê, Família Capelli, Cacahuá e Babel, que poderiam fazem pequenas alterações/adequações nas receitas, contanto que não perdessem a identidade.

Grafismos no fundo do prato com caramelo de vinho.

Curiosamente, dos 7 “donos” das receitas selecionadas, havia apenas UM homem contra SEIS mulheres. Pois era exatamente a receita dele – Tiago Villafane Udry, que EU estava representando.

O receita que ficou em 3º lugar foi um conchiglione recheado com shiitake sauté e molho branco executado por Eliane Valadão (do Cacahuá), e premiou sua criadora com uma adega de vinhos.

A vice-campeã foi executada por Dudu Camargo, um cuscuz paulista coroado com uma palha perfeita de couve-manteiga e camarões com crosta de castanha de baru. Adornando, “azeitonas” moleculares em três cores com sabor de pimentão. Levou outra adega, um pouco maior.

Batizei minha receita de Bombom Udry: bombons de coxa de frango ao molho de laranja com curry e gengibre, mandarinhas glaçadas e couscous marroquino de limão siciliano. Fui o último a apresentar o prato aos jurados, e valeu a máxima de que “os últimos serão os primeiros”. Sagramo-nos campeões e Tiago ganhou uma viagem a Bento Gonçalves  com hospedagem no hotel da Casa Valduga.

Só espero que ele não se esqueça de trazer uma garrafa de vinho de presente para mim!!!

Anúncios