Em sua nona edição, um dos mais divertidos festivais gastronômicos do país (ao menos para os chefs) traz como tema “Gastronomia por um mundo melhor“.

Idealizado pela PROMO/PE – dos empresáriso Ana Lins, César Santos (atual presidente da Boa Lembrança e chef/proprietário do rest. Oficina do Sabor) e Márcio Sena, o Festival Gastronômico de Pernambuco incorporou o conceito dos 3 R’s (reduzir, reaproveitar e reciclar), orientando também os participantes na missão de evitar desperdícios, buscar entidades para a destinação de resíduos comuns (tais como vidro, lata, papelão, PET e óleo), além de focar o olhar no dia a dia, repensando várias ações.

Como é tradição, a abertura oficial do evento se deu com uma grande festa no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano, com direito à tradicional pose dos chefs presentes e a grande confraternização regada por onipresentes e fartas borbulhas.

O festival vai até o próximo dia 24 e é dividido em duas etapas. A primeira acontece este fim-de-semana nos restaurantes associados à Boa Lembrança, e é denominado Recife Bom de Garfo.

Como é hábito nos restaurantes e festivais da Boa Lembrança, os clientes que pedirem o menu especial do chef-convidado levarão como lembrança uma cerâmica pintada à mão como recordação.

Na etapa seguinte, 17 restaurantes não-vinculados à Boa Lembrança distribuídos por 4 municípios pernambucanos recebem outros tantos chefs para agraciar seu público com outra maratona gastronômica de alta estirpe.

 

Itamar, eu e Heiko (sentado).

 

Aqueles que me conhecem sabem que tenho feito visitas freqüentes a PE nos últimos 5 anos, tendo participado religiosamente desse festival desde a edição de 2006. Questionado quanto à ausência em 2010, a resposta é uma lição que aprendi com outros colegas: limitar as viagens profissionais ao máximo de uma por mês.

Parece que o mesmo se deu com alguns grandes amigos meus – o alemão Heiko Grabolle e Itamar Sinigaglia (único chef presente em TODAS as outras 8 edições), todos ausentes desta edição em prol de uma salutar renovação na escalação dos convidados… Isso não quer dizer que não haja saudade nem inveja dos que se confraternizam em 2010! Aproveitem, colegas!!!

Anúncios