Tags

Já que minha receita pra receita pra 1ª Ceia Virtual Solidária do blog Cuecas na Cozinha foi uma cestinha de harumaki, porque então não utilizar o mesmo ingrediente para a minha ceia real? Segue a receita que executei para meu Natal, caso vocês queiram uma sugestão para o Reveillón.

Corte quadrados iguais de massa de harumaki (rolinho primavera), coloque-as sobrepostas duas-a-duas ligeiramente giradas (para criar o efeito de mais "pontas" na cesta). Molde com xícaras pequenas e leve ao forno para assar até dourarem e ficarem crocantes.

Para fazer um gravalax simplificado forre o fundo de uma fôrma de bolo inglês com filé de salmão. Polvilhe generosamente com uma mistura de 1 parte de açúcar cristal, 1 parte de sal grosso e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com outra camada de filé de salmão. Sobreponha outra fôrma de bolo com peso. Leve à geladeira para curar por 2~3 dias, derramando o excesso de água a cada 24 hs. Faça um brunoise para a salada.

Pegue uma acelga, descasque para utilizar apenas sua parte mais nobre - o coração. Corte em julienne e tempere com uma mistura meio-a-meio de mostarda amarela e azeite.

Faça um sour-cream com 1 colher de sopa de suco de limão para cada xícara de creme de leite (de preferência creme de leite fresco). Misture e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos. Depois de talhar homogenize e leve à geladeira.

Monte sua travessa de serviço com a decoração de sua preferência (no meu caso foram folhas de salsão e fios de cenoura), posicione as cestinhas de harumaki. Faça uma primeira camada de acelga com molho de mostarda e queijo cablanca a gosto cortado em brunoise. Cubra com uma camada de gravalax picado e uma colherada de sour-cream.

Voi-lá!

E se sobrar o cablanca (queijo de cabra), que tal cortar em cunhas PEQUENAS junto com outro queijo amarelo (parmesão, grana, gouda, esférico) e servir com frutas secas e mel trufado?!

Não tem erro: vai fazer sucesso!

Anúncios