Receitinha feita pra uma pauta do DFTV (noticiário local da TV Globo), tendo como tema as alternativas para fugir da alta de preço da carne bovina. No caso optou-se por carne de porco.

Saí rodando por 3 mercados nas vizinhanças de minha residência e do Babel (fui ao Pão-de-Açúcar, Carrefour Bairro e Big Box) atrás de costelinha, mas só encontrava aquela famigerada bandeija de costela de porco já temperada com molho barbecue da Seara.

Pra dizer a verdade não acho um prato ruim, mas fugiria até da proposta da pauta, já que o preço é altíssimo (R$ 22~24 a bandeija).

Acabei optando por um corte desconhecido e pouquíssimo valorizado pelo brasileiro: o ossobuco. Bóra pra cozinha!

INGREDIENTES

4 batatas bolinha; 1 colher de sopa de gengibre; 3 dentes de alho fatiados; 2 colheres de sopa de cebola picada; 2 cortes de ossobuco; 100 ml de shoyu; 1 colher de sopa de mel; 2 ramos de tomilho; caldo

Lave e corte as batatas ao meio. Aqueça uma frigideira untada e, em fogo alto, grelhe a face aberta das bolinhas sem virar em momento algum.

Quando começar a dourar abaixe o fogo e continue o processo até amaciar por completo.

Em outra frigideira untada junte primeiro o gengibre e depois o alho. Quando já estiver quente e soltando o perfume junte os ossobucos temperados com pimenta-do-reino. Grelhe de ambos os lados. Quando mudar a cor junte a cebola.

Despeje o shoyu e, quando começar a  secar, junte o mel e caldo suficiente para deglaçar o fundo da panela. Cozinhe acrescentando caldo aos poucos e, quando a carne estiver macia, junte as batatas e mais uma concha de caldo. Deixe reduzir até o molho estar na espessura de sua preferência e sirva.

Segundo o repórter Rafael Mônaco, a Áustria tem consumo per capita de 74 kgs de carne suína por ano! Outros dados serão dados na reportagem, que vai ao ar na 5ª feira (dia 24/2) no DFTV da hora do almoço.

Além da execução da minha receitinha, claro! Isso aí, pra mim, tem gosto de comida caseira chinesa! Bon apetit!!!

Anúncios