No fim do mês passado participei do 9º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O evento principal é o Jantar Popular, onde os chefs-convidados formam com as boieiras (as cozinheiras populares do mercado) e criam algum complemento para suas receitas. Entenda: o destaque são os pratos das boieiras, cabendo a cada chef ajudar a abrilhantar aquela receita.

Meu papel era acompanhar uma Moqueca de Aviú, um minúsculo camarão de água doce. Para tanto, resgatei e adaptei uma tradicional receita de cozinha chinesa – o Luó-Poh Kao. Fazendo uma analogia para facilitar a compreensão, é similar a uma polenta de grelha, porém com a massa feita de arroz e nabo.

A foto acima mostra a banca onde estava sendo feita a sessão de fotos dos pratos, que ficavam também expostos ao público como uma grande vitrine dos acepipes da festa. Nosso prato era o segundo à direita, de baixo para cima. Segundo a fotógrafa, foi o prato pelo qual as pessoas mais perguntaram.

A seqüência abaixo traz  fotos duma quantidade muuuito maior (a que preparamos/servimos no Jantar Popular), mas no texto já está convertido em números mais razoáveis. Confira:

Lave por três vezes 2 kgs de arroz comum, depois cubra com nova leva de água e deixe hidratar por 2 horas.

Corte uma xícara de cenoura em brunoise.

Descasque e rale um nabo grande.

Escalde a cenoura com água fervente (apenas para dar uma LEVE amolecida).

Escorra a água na qual o arroz ficou de molho. Coloque o arroz no copo do liquidificador (em 2 ou 3 vezes) cobrindo com 50% a mais de água e bata bem.

Numa panela grande refogue o nabo (pode acrescentar um pouco de alho e cebola) até amolecer e começar a soltar água. Junte o caldo de arroz.

Mexa vigorosamente até engrossar e começar a soltar do fundo da panela. Junte a cenoura. Tempere com sal e pimenta branca a gosto.

Distribua a massa numa travessa/assadeira untada e leve ao banho-maria por 20 minutos. Depois disso esfrie, corte em fatias de 1cm de espessura e grelhe em frigideira untada até dourar.

Para o molho pique duas xícaras de cebolinha, 1 xícara de gengibre e 2 colheres de sopa de alho. Misture tudo com 2 xícaras de molho de soja e 1 colher de sopa de óleo de gergelin.

Sirva as fatias grelhadas coroando com um pouco da borra sólida do molho. Volta e meia alguém vinha perguntar que tipo de peixe era aquele. Eu explicava e me divertia com a surpresa do público. Na foto, ao lado da boieira Jórgia.

Anúncios