Uma semana em São Paulo e fui a restaurantes no bairro da Liberdade QUATRO VEZES! Mesmo sendo descendente de orientais confesso que isso foi surpreendentemente até para mim. Por esse motivo vou começar uma série de posts sobre lugares para comer no mais oriental dos bairros brasileiros.

Vamos falar da autêntica cozinha chinesa e japonesa, com o mínimo de adaptação. Por comida autêntica estou falando de pratos quentes, e não de sushis e sashimis, hoje em dia presentes em qualquer buffet de churrascaria e self-services do país.

Vamos começar pelo Jinroku, onde estive pela segunda vez. Como toda casa japa tradicional, as mesinhas são simples e sem toalha. Há um bar com muitas garrafas de sakês (fermentado), sochus (destilados) e alguns mirrados whiskies. Foi lá que me abanquetei pra almoçar.

"Aceita chá?". Claro! Se a proposta é uma refeição autêntica, então eu quero o pacote completo! E vem a toalhinha quente para (aprendam, crianças!) limpar SOMENTE as mãos. Caso você se esqueça (e comece a limpar braços, rosto e pescoço), se começarem a fazer cara feia, puxe um acentuado sotaque cucaracho e diga que é argentino.

Pros orientais não existe esse negócio de couvert ou entrada - a comida é pedida toda junta e chega também toda junta à mesa. Como em viagem estou sempre em regime (de engorda), comecei com uma porção de guiozá. Deliciosos, levíssimos, recém-cozidos e rapidamente grelhados numa só face, ao contrário de tantos guiozás deep-fry que encontramos nos rodízios japa.

Pedi um teishoku - uma refeição completa, na qual você escolhe o prato principal, mas a escolta é sempre a mesma: arroz branco, missoshiro, saladinha de repolho com tomate, feijão de soja doce, conservas de nabo, acelga e pepino.

Pro principal, nesses lugares, costumo fugir das proteínas tradicionais (carne bovina, suína, frango ou empanados) e me deleitar com legumes/verduras pouco usuais no dia-a-dia. Nesse dia fui muito feliz na escolha: lula com aspargos.

Uma conta dessas não dá R$ 50,00. Não se esqueça de levar dinheiro, pois a casa não aceita qualquer tipo de cartão!

JINROKU – rua Thomaz Gonzaga, 110 / Liberdade / São Paulo-S.P.

