No último exame que fiz minha taxa de colesterol estava um pouco elevada. O médico receitou frutos-do-mar OUT, torresminho NEM PENSAR, aveia e um medicamento. O que fiz? Nada.

Minha família (avô materno, pai e irmão) apresenta um histórico de hipertensão. O que faço a respeito? Nesse ponto, pelo menos, sou comedido no uso do SAL. Felizmente isso me é fácil, visto que culturalmente o chinês usa esse ingrediente com muita parcimônia.

Isso podem atestar meus antigos clientes e alunos, que ouviam com freqüência nossa filosofia de “errar o sal para menos“, ou então que “o sal nós podemos sempre acrescentar, mas nuncar tirar“.

O ideal é que o consumo diário não ultrapasse 2 gramas de sódio (eu disse SÓDIO, e não SAL), e o site da Vejinha Rio traz uma matéria com 13 alternativas para o sal, substituindo-o por ingredientes aromáticos que enganem ou minimizem o efeito de sua diminuição. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

