Já devo ter mencionado aqui no blog, mas participo de uma confraria masculina chamada BL (Boca Livre). Acontece uma vez por mês no espaço gourmet de um prédio de Brasília, com quórum bem variável (de 10 a 25 pessoas).

"Bruschetta mediterrânea", por Celso Nassar.

Uma das propostas nunca implementada foi a confecção de um “caderno de receitas” que integraram a mesa dos encontros. Antes tarde do que nunca, a iniciativa finalmente está sendo cumprida.

"Confit de canard com molho de laranja e couscous", por Wilson José de Paula.

Além de regados a muita cerveja e vinho (com eventuais aparições de whisky e cachaça), é inegável que se come muito bem nesses encontros, como se pode verificar nas fotos anteriores, que trazem a entrada e o prato principal da última edição.

Assumi a responsabilidade pela sobremesa, uma coisa simples, fácil, quase de preguiçoso: um crumble de granola com frutas vermelha. Vejam como executá-la:

Uma bandeija de amora preta (que estão na época e podem ser facilmente encontradas no CEASA) e outra de morango (que não estão na safra, mas estavam bonitas e, aqui em Brasília, podem ser encontradas o ano inteiro).

Uma xícara e meia de açúcar, outra xícara de farinha de trigo e mais uma de granola.

Limpe/lave/desinfete as frutas, corte as frutas que estiverem muito grandes e distribua numa assadeira (pirex) pequena.

Misture todos os ingredientes secos.

Derreta um pouco de manteiga sem sal e verta aos poucos, misturando bem, até formar uma farofa úmida solta (para essa quantidade deve dar uns 75~100 gr de manteiga).

Cubra as frutas com essa farofa e leve ao forno alto por 20 minutos ou até a crosta começar a dourar.

Variações:

• Naquele dia fiz algumas travessas de frutas vermelhas e outras de maçã. Funciona bem também com pêra, pêssego, ameixa, damasco.

• As frutas ficam “cozidas”. Caso as prefira mais al dente, leve a travessa ao forno dentro de outra assadeira maior contendo água e gelo.

• Outra idéia é levar ao forno APENAS a farofa. Asse da mesma forma, depois quebre grosseiramente os torrões de crumble e polvilhe por cima de uma salada de frutas.

• Se não quiser usar granola empregue a seguinte proporção: 1½ xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, manteiga até dar o ponto de farofa úmida.

Rende 6 porções. Bon appetit!

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