Em plena rua Oscar Freire existe um prédio claro, de linhas simples, tão discreto que a maioria dos taxistas sequer sabem seu nome. Prestando atenção nota-se o saguão de pé-direito duplo, equipe trajando uniformes by Ocimar Versolato e, por fim, uma pequena inscrição entalhada na fachada de mármore: Emiliano, um dos principais hotéis de alto luxo do Brasil.

É importante para um endereço desse naipe ter um restaurante à altura, o que é feito sob a batuta do chef José Barattino.

Pouco afeito aos holofotes, Barattino é um competente, bem-reputado e premiado profissional de apenas 32 anos, receptivo e conversador, sem ser espaçoso.

A ocasião era uma reunião de trabalho, mas também uma ótima oportunidade pra atestar a boa fama da casa. Começamos com um mimo de patê choux, marmelada e recheio de roquefort. Delicioso, comeria facilmente uma dúzia.

Couvert: queijo de cabra, manteiga com sal negro, cebola caramelada, e uma boa variedade de pães, dentre os quais um de limão e uma foccacia espetacular.

Ambiente sóbrio, pé direito altíssimo, e uma linda parede verde.

Lagostin com vôngole e ovo (de codorna) poché.

Este prato ganhou o Prêmio Paladar 2011 de "Melhor Massa de São Paulo", merecendo 7 dos 10 votos dos jurados: ravióli de galinha d'angola com molho defumado de aves. Um espetáculo!

Aqui, algo que é muito feito nos restaurantes europeus: variações sobre um único ingrediente na mesma montagem. Stinco com mini-cenourinhas orgânicas, purê de cenoura com especiarias, e risoto de cevadinha (com cenoura em brunoise).

Na hora da sobremesa, o Emiliano oferece uma interessantíssima opção: doces em porção-degustação. Com isso, ao invés de optar por uma sobremesa de tamanho tradicional, dá pra se divertir mais com 2 ou 3 porções petit! Comecei com um macarron de tangerina recheado com creme de chá earl grey...

... e complementei com um gateau de chocolate com papaya confit.

Nessa seara Barattino está assessorado por outro bem-renomado profissional, o patissiêr Arnor Porto. Na bandeijinha de petit-four: casca de laranja cristalizada (grande, macia, carnuda), madeleines, macarron de framboesa, e tartelete de blueberry.

Fim de jantar, reputação comprovada, e um novo admirador conquistado.

Anúncios