Há tempos ouvia os amigos falando ou tuitando fotos desse restaurante, mas nunca calhou de eu ir conhecer a casa. Sempre que ia comer lamen meu destino era o Kazu (reveja clicando aqui). As resenhas também eram dúbias, sempre enaltecendo a comida e consistentemente reclamando da fila e do atendimento.

Acabei caindo no Aska Lamen num dia ensolarado deste hiper-calorento mês de fevereiro em Sampa. O ambiente climatizado foi uma muito bem-vinda surpresa, seguida de outra igualmente boa: casa estava com pouco mais de 50% da ocupação.

As boas-vindas são dadas com um belisquete de carne cozida ao shoyu, aparas da mesma carne que vai nos lamens, e igual ao que minha mãe fazia em casa. Como não poderia deixar de ser, também um chá gelado de cevada para refrescar

Um dos grandes atrativos da casa é o guioza, em opções de legumes e tradicional. Vegan? Eu? Tô fora! Me dá aí o tradicional, de carne de porco!

Ao pedido, o cozinheiro saca os novelos de lamen enrolados e dispostos numa grande bandeija coberta. São dois minutos e meio de cozimento num caldeirão de caldo fervendo furiosamente.

O macarrão pode ser servido em caldo de shoyu ou de missô. Eu SEMPRE opto pelo segundo. O bowl passa na linha de montagem, recebendo sequencialmente: caldo, lamen, moyashi, carne, conserva de broto de bambu, nori, pimenta-do-reino.

Por cima, a metade de um ovo no shoyu coroa a montagem, com a gema no (perfeito) limiar do mole/duro.

Tive a felicidade de conhecer o Aska com ocupação parcialmente ociosa, o que pode ter contribuido para a qualidade de atendimento. Não há mimos ou paparicos, mas todos os atendentes que abordei foram atenciosos sem excessos.

O guioza de lá é realmente muito bom… como os outros que costumo comer na Liberdade (no Kazu e no Jinroku). Se tivesse que apontar um preferido, com a vantagem de meio nariz, seria este último.

Quanto ao lamen, realmente eu tiro o chapéu (tiraria, se usasse um). Tem a massa mais delicada e fina, tempero balanceadíssimo, e ótimos ingredientes. No final comprovo o outro atrativo da casa: uma cerveja, uma porção de guioza e outra de lamen por apenas R$ 32. Imperdível.

