Fiz essa receita ontem à noite numa confraria mensal da qual participo. Estava incumbido da sobremesa, então decidi fazer uma cartola de tabuleiro. Tradicionalmente a sobremesa é feita com banana grelhada sobre a qual é deitada uma fatia de queijo também grelhado e quase derretendo. Sobre tudo isso é polvilhado bastante açúcar com canela. O calor e a umidade do conjunto fazem o açúcar derreter, transformando-se numa deliciosa e aromática calda.

Preferi fazer de maneira diferente da tradicional, num tabuleiro, pois assim já poderia servir a turma toda de uma vez só. Para uma assadeira de 20×30 cm são necessários:

• 8~10 bananas em rodelas de 1 cm (Os chineses usam a nanica para fazer banana caramelada, portanto é esta variedade que eu costumo trabalhar. Fique à vontade para substituir por outra de sua preferência.)

• 400 gr de queijo-manteiga ralado (Também conhecido como requeijão de corte. Há quem goste dessa sobremesa com queijo coalho, mas particularmente dou preferência a variedades que derretam.)

• 1 xícara de açúcar

• 1 colher de chá de canela em pó

Forre o fundo da assadeira com uma camada de banana. Cubra com outra camada de queijo ralado e prense levemente para que ocupe os espaços vazios entre as rodelas de fruta. Polvilhe por cima com a mistura de açúcar e canela (eu aditivei ainda com uma pitada de cravo). Repita sucessivamente até o alto da fôrma.

Leve ao forno a 200ºC por 30 minutos. Pode ser servido imediatamente, mas eu prefiro deixar esfriar um pouco para que o queijo recupere firmeza e a fatia não fique molenga, mantendo a forma.

Resolvi enriquecer um pouco mais a apresentação com merengue italiano. Bata 3 claras em neve com 2 colheres de sopa de açúcar. Enquanto isso, faça uma calda com outros 180 gr de açúcar e 50 ml de água até atingir 120ºC. Despeje essa calda na clara em neve e continue batendo até esfriar.

Daí é só aplicar com saco de confeitar e passar o maçarico pra dar uma cor. Se quiser, sirva também com um pouco de melado de cana. Receita fácil e de sucesso garantido.