No seu armário do banheiro tem aqueles remedinhos para situações emergenciais – analgésico, relaxante muscular, anti-ácido, methiolate, band-aid, paracetamol, e coisas afins? Tem também dez reais no porta-trecos da cozinha, para pequenas compras imprevistas? E a caixinha com linha e agulha para costurar desfiados de última hora, prestes a sair para um encontro?!

Pois vou acrescentar mais um item indispensável no seu rol de tábuas-de-salvação: a pizza de emergência. Você vai precisar naquele dia de visita inesperada, de criança chorona com fome, ou num ataque súbito de glutonice. Não é um primor gourmet, mas com algum apuro dá pra sair coisa muito boa.

pizza1Tenha sempre em casa 1 ou 2 pacotes de massa de pizza pronta. Geralmente são vendidos pré-assados, apenas refrigerados, em pacotes de 2 unidades, com validade de algumas semanas. Mande pro freezer.

Toda casa que se preze tem molho de tomate na dispensa (ou minimamente tomates frescos ou extrato de tomate). Para uma unidade da redonda você vai precisar apenas uns 100~120 gr de molho. Triture com um mixer de mão (ou no liquidificador) com uma colher de sopa de cebola crua, um dente de alho e, caso tenha, ervas frescas (cebolinha, salsinha ou manjericão).

Espalhe sobre a massa e cubra com queijo. Tenho sempre mussarela fatiada no congelador, mas na falta pode usar provolone, prato, e até mesmo queijo de coalho. Calcule 6~8 fatias por pizza.

Para a cobertura, abuse de sua criatividade e do princípio de Lavoisier. Tem calabreza? Ótimo! Não tem? Serve salaminho. Sobrou milho da salada? Manda ver! Quer sofisticar? Vale até colocar cubos daquela terrine de foie-gras que sobrou do fim-de-semana. Tem azeite trufado? Duas colheres de sopa, por favor! Quer fingir que é light? Põe uns 5~6 raminhos de brócolis.

Pra arrematar, a tradicional salpicada de orégano. Quer polvilhar flor-de-sal? Be my guest! Pode regar com um fio de azeite? Um não: dois (um antes de ir pro forno, e outro depois que sair dele)!

pizza2

Pizza de calabrezinha, salame, cheddar, milho, mussarela, (bastante) molho de tomate, e orégano!

Como a massa tá pré-assada, é só o tempo do queijo derreter. Num formo pré-aquecido a 200ºC, 10 minutos são mais que suficientes. Não tem erro. E nessa brincadeira de fazer de supetão, no improviso, ainda ressalta a sua versatilidade como cozinheiro/pizzaiolo! Que tal?!