Tags

, , , , , , , , , , , ,

A proposta do Gastronômade Brasil (a.k.a. Outstanding in The Field) é reaproximar as pessoas da natureza e da produção dos alimentos. Como chef do evento, seguindo essa filosofia, uma de minhas obrigações era me associar a 3 produtores locais de alimentos. Não tinha de ser algo típico do bioma (cerrado), mas alimentos efetivamente produzidos nos arredores de Brasília.

Sendo assim, embarcaram comigo na empreitada João La Farina (EMPÓRIO DO CARNEIRO), Annah Masako (BELLIS EDULLIS) e Minoru Iwakiri (cogumelos IWA).

Sendo assim, embarcaram comigo na empreitada João La Farina (EMPÓRIO DO CARNEIRO), Annah Masako (BELLIS EDULLIS) e Minoru Iwakiri (cogumelos IWA).

Já trabalhava a longa data com Annah, especialmente com suas variadas flores comestíveis.

Já trabalhava a longa data com Annah, principalmente com sua grande gama de flores comestíveis.

Além delas, a Bellis Edullis nos abasteceu com bok choys e ervas aromáticas (salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho e manjericão).

Além delas, a Bellis Edullis nos abasteceu com pequenos bok choys (plantadas/produzidas especialmente para nosso menu) e ervas aromáticas (salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho e manjericão).

O João é um velho conhecido da cidade (ex-Buriti Alegre e ex-Frigorífico Campestre), tendo sido fornecedor de minha mãe na época de nossos restaurantes chineses.

O João é um velho conhecido da cidade (ex-Buriti Alegre e ex-Frigorífico Campestre), tendo sido fornecedor de minha mãe na época de nossos restaurantes chineses. Agora, com o Empório do Carneiro, me mandou essas belas paletas de cordeiro.

Sua empresa

Sua empresa mandou também essa belezura: 4 leitõezinhos de 5 kgs cada… e com etiqueta personalizada, produzido exclusivamente… para mim!!! O único erro é que não se tratava de “carne congelada com osso”: as mesmas nunca chegaram a ser congeladas, tendo sido produzidas e entregues a mim no mesmo dia! My precious! My precious!

O terceiro

O terceiro parceiro foi Minoru, que abastece a cidade com shimeji branco (em contraponto ao tradicional e mais conhecido shimeji cinza). No dia da entrega, travei com ele uma conversa:

MINORU: “Estamos colhendo shiitakes também. Ao invés da encomenda ser 100% de shimeji branco, quer metade desse cogumelo?”

EU: “Uai, é claro! Variedade dá mais riqueza de sabor, oras!”

MINORU: “Só tem um problema: os cogumelos não estão grandes.”

Recebi o produto, e os shiitakes estavam do tamanho de bolachas recheadas. Problema?! Pelo contrário! São muitíssimo melhores assim!!!

O dia

O dia foi regado a espumantes e vinhos da conceituada Cave Geisse, acompanhados de água mineral da Minalba Premium.

Na sobremesa

Na sobremesa entraram os produtos da Harald, linha gastronômica Melken Unique, chocolates premium com denominação de origem e alto teor de cacau. Na foto, Márcio Nasciutti (representante local da empresa) apresentando o produto ao público.

Utilizamos chocolate 70% de cacau da região do Xingu, município de Tomé Açu/PA. Para mais informações do produto, clique aqui.

No próximo post, vamos finalmente falar do menu Gastronômade Brasil que foi efetivamente servido aos comensais.

Bellis Edullis: 8150- 4426

Chocolates Harald: 8151-9492

Cogumelos Iwa: 3380-1993

Empório do Carneiro: 3501-5069