A premiação aconteceu ontem, dia 4/setembro, em Lima (Peru). Minhas observações:

LatinAmerica50BestRestaurantsTer 9 restaurantes listados dentre os 50 melhores de toda América Latina, isso é bom? Não, isso é ÓTIMO! Há quem reclame da presença ou ausência de uma ou outra casa, ou mesmo da classificação obtida por algum deles. Dizem que mais restaurantes brasileiros deveriam ter sido premiados. Dizem que faltou lobby. Quer saber? Bull shit!

Toda premiação é montada em cima de um júri, que têm gostos particulares, preferências, simpatias, e erros inerentes de qualquer ser humano. Nunca vão conseguir aprovação unânime de 100% do público. Eu mesmo me ressinto de ter sido indicado várias vezes, mas nunca ter sido premiado. Muitas pessoas me apoiam nesse sentimento (minha filha, minha mãe, meu filho… e… já falei minha filha?!). Quem constou, constou por mérito, e a posição é a merecida.

Pra quem fica inconformado com as posições obtidas e reclama que faltou lobby, uma análise: os restaurantes que se almejam rankings, seu trabalho não é unicamente de cozinha. Nesse caso, o trabalho é cozinha, marketing, e lobby.

E quem somos nós para dizer que mais casas brasileiras deveriam ter sido premiadas? Cada restaurante brazuca adicional implicaria na exclusão de uma das 41 casas não-canarinho. Você conhece seus trabalhos o suficiente para fazê-lo?!

Parabéns aos 9 premiados. Parabéns à gastronomia de chuteiras. E vamos trabalhar para melhorar nosso ranking com mais premiados e melhores posições!