Minha versão de salada Caprese com 10 elementos, em quantidades para 12 porções. Pegue uma dúzia de tomates graúdos bem maduros. Separe e reserve pele, polpa, e miolo (as sementes com seu “gel”).

  • PASTA DE TOMATE SECO: leve a polpa ao forno a 100oC por três horas. Acrescente uma pitada de sal e processe.  Use esta pasta para fazer o fundo da salada, uma base onde fixar os outros elementos.
  • GELATINA DE TOMATE: coloque os miolos de tomate num pano e esprema para retirar a água (elimine o bagaço). Leve metade ao fogo com um envelope de agár-agár. Ferva por 3 minutos e depois junte o restante. Molde num refratário e corte cubos de 15~20 mm.
  • PÁPRICA DE TOMATE: leve as peles de tomate ao forno a 180oC por tempo suficiente até ficar bem seco e crocante. Processe com uma colher de café de sal e uma dúzia de grãos de pimenta-do-reino. Passe por uma peneira. O tempero resultante ajuda a salgar, além de conferir um perfume de tomate tostado e defumado.

Outros elementos:

  • TORRADINHAS DE NIRÁ: achate fatias de pão de fôrma com um rolo de macarrão. Corte em cunhas e tempere a gosto (usei um molho pesto de nirá). Leve ao forno e asse até ficar crocante.
  • TOMATE CONFIT: selecione 12 tomates pequenos (usei uma variedade de tomate-cereja um pouco maiores que os comuns) e cozinhe em azeite a 70~80oC por 20 minutos. Remova a pele.

Corte um TOMATE VERDE em cunhas. Corte TOMATES-CEREJA em quartos. Corte bolinhas de MUSSARELA DE BÚFALA em metades. Tire LÂMINAS DE PARMESÃO de uma peça do queijo. Selecione miúdas PONTINHAS DE MANJERICÃO. 



Use sua criatividade para elaborar a montagem, mas segue minha foto como inspiração. Finalize com um fio de azeite e uma pitada de sal de qualidade.