Moro em um apartamento. Foi o único apartamento em que morei na minha vida, e tem sido assim há 10 anos, desde que me casei. Estou, porém, em vias de me mudar. Se tudo correr bem, será mais ou menos aquela história de “ano novo, casa nova”.

Já que a maior parte do mobiliário e dos eletrodomésticos está velha, teremos uma grande renovação de aparelhagem. Nessa levada do “Jacque”, vou me permitir montar uma cozinha mais bem equipada, mais adequada para acolher minhas incursões culinárias.

É nesse ponto que venho a vocês pedir informações sobre algumas opções de fogão. A princípio já cogitei alguns modelos:

Brastemp Gourmand Vapor 5 bocas – conheci esse equipamento na casa de André Generoso, chef/proprietário do restô Divina Gula (Maceió/AL), e foi amor à primeira vista. Apesar de ser um equipamento residencial, possui algumas características mais avançadas, tais como sistema de convecção no forno, chapa grelhadora em ferro fundido, cozimento a vapor no forno, e acabamento completo em inox. É, com certeza, a opção mais acessível (R$ 3.299 no site da própria Brastemp).

Lofra 5 bocas a gás – este é um equipamento que costuma fazer os cozinheiros amadores babarem. Algumas das características anunciadas são queimadores em 4 tamanhos diferentes (sendo um deles com chama tripla), turbo forno, mostrador de temperatura do forno, churrasqueira com grill infravermelho. Minha sogra usa um equipamento da marca, mas nunca chegou a me “causar emoção”. A brincadeira aqui sobe de degrau no quesito preço (R$ 7.200 na Fast Shop).

DCS – equipamento de origem norte-americana, considerado um meio-termo, isto é, um semi-profissional. Tive o primeiro contato na casa de um amigo – Edson Costacurta, que tinha na sua cozinha gourmet (havia também a outra cozinha do dia-a-dia, da “secretária”) um equipamento desses, completo com chapa protetora de parede, exaustão e prateleira com luz de aquecimento. Algumas características que fazem a fama do DCS são a precisão do fogo, a graduação da chama e o isolamento térmico. Não encontrei ainda sites nacionais que comercializassem tal equipamento, e pode vir a dar problemas no quesito assistência técnica (preço presumido entre 8k~10k reais).

MACOM – a marca é nacional, e pouco conhecido fora do mundo profissional ou do círculo dos gourmets mais aficcionados. São algo como “a Ferrari nacional dos fogões”. Produzida em Guarulhos, é um equipamento profissional que emprega tecnologia de primeiro mundo, seja no isolamento, nos acabamentos, e no corte das peças a laser. Lhes informarei o preço posteriormente (tenho uma reunião com o representante marcada para esta semana).

Estas marcas ou outras; estes modelos ou outros; fogão e forno integrados ou separados; cooktops; assistência técnica; experiências pessoais; problemas encontrados – todas as informações serão benvindas na formação desse “quase-tratado-para-compra-de-um-fogão-residencial“. Grato pela ajuda!!!